IPAM e SOLO promovem concurso de empreendedorismo

O IPAM, a par com a comunidade de alunos da Base e a SOLO – empresa de desenvolvimento de software customizado – desafiam os estudantes universitários de todas as faculdades do distrito do Porto a participar num concurso de empreendedorismo que terá lugar no próximo dia 30 de março, pelas 15h00, no Campus do IPAM no Porto. 
  • Início
  • Notícias
  • IPAM e SOLO promovem concurso de empreendedorismo

IPAM e SOLO promovem concurso de empreendedorismo

21 março 2017

O IPAM, a par com a comunidade de alunos da Base e a SOLO – empresa de desenvolvimento de software customizado – desafiam os estudantes universitários de todas as faculdades do distrito do Porto a participar num concurso de empreendedorismo que terá lugar no próximo dia 30 de março, pelas 15h00, no Campus do IPAM no Porto. 

Os estudantes vão poder defender as suas melhores ideias de negócio a concurso em pitchs de cerca de 20 minutos e assistir a um workshop sobre o modelo Minimum Viable Product (MVP) – Modelo de Produto Minímo Viável -. Este modelo afirma-se como uma alternativa à estratégia tradicional de desenvolvimento de produto, assente num período prolongado de incubação em que o produto só é colocado no mercado quando está completamente pronto para ser comercializado.

Os oradores da SOLO, Ricardo Lobo e Ighor Silva, vão apresentar aos estudantes as vantagens deste método bem como a melhor forma de o utilizar. A melhor ideia de negócio a concurso vai poder usufruir gratuitamente de um modelo MVP bem como de uma aplicação web, mobile ou de um s_oftware_ interativo para o negócio. Todavia a implementação do negócio é da responsabilidade dos vencedores.MVP, termo popularizado por Steve Blank, Eric Ries e Alex Osterwalder, designa o menor produto que é possível colocar no mercado para validar os pressupostos de negócio e aprender rapidamente com o feedback dos clientes. Este modelo apresenta-se cada vez mais como uma estratégia adequada a uma economia em grande movimento e a contextos de pouca informação, destinando-se particularmente a empresas e a startups inovadoras com modelos de negócio ainda bastante em aberto.Os early adopters são um segmento que se comprovou disponível para adquirir um MVP ou seja um produto novo com funcionalidades reduzidas mas com potencial. Estes consumidores costumam envolver-se com os produtos, estão atentos a possíveis problemas e disponíveis para fazer sugestões que ajudem a melhorá-los, influenciando outros clientes a aderirem à novidade. A mais-valia desta abordagem é permitir validar ou descartar uma nova ideia com o mínimo dispêndio de tempo e dinheiro.O concurso de empreendedorismo que terá lugar no IPAM vem reforçar a estreita relação da instituição com o mercado empresarial, proporcionando aos seus estudantes um contacto próximo com os problemas, desafios e as oportunidades que os esperam profissionalmente. Diogo Vasconcelos e Afonso Matos coordenam a comunidade de alunos da BASE do IPAM Porto, responsável pelo planeamento, organização e execução desta iniciativa.

Daniel Sá apresenta livro Marketing Desportivo no Porto
1 outubro 2024
Ler mais
Gestão de Negócios e Gestão de Marketing
Estudo mostra que antigos alunos do IPAM estão a ocupar cargos de direção
25 setembro 2024
Ler mais

Share

Lisboa: +351 210 205 702Porto +351 220 280 502Online: +351 210 205 702