Programa de Especialização
MetaversoO primeiro programa, em Portugal, a analisar e a explorar o conceito de Metaverso no Marketing.
  • Início
  • Cursos Especialização Porto
  • Metaverso
IPAM Porto
ApresentaçãoSaídas profissionaisPlano de estudosCorpo docenteAdmissões

Programa de Especialização em Metaverso, Porto

Assistimos hoje a alterações profundas no ambiente competitivo das empresas com a evolução, a ritmo célere, das tecnologias digitais. Algumas destas tecnologias irão alterar radicalmente a forma como interagimos, como produzimos, como trabalhamos, como compramos e como definimos todo o marketing mix. Uma estratégia empresarial promissora requer a compreensão desta dinâmica complexa e a adaptação da estratégia de marketing aos novos riscos e oportunidades.

É nesse sentido que o Programa de Especialização em Metaverso, o primeiro programa a analisar e a explorar o conceito de Metaverso no Marketing, irá dar resposta às necessidades de atualização dos quadros gestores em tecnologias que se anteveem impactantes num futuro próximo, com enforque nas múltiplas variantes do que hoje se designa por Metaverso.

Para além de uma passagem pelas recentes evoluções tecnológicas, este programa futurista e inovador terá uma forte componente sobre as potencialidades e riscos do metaverso (Internet 3D) e destina-se a pessoas com mente curiosa e aberta.

Início
Outubro
Duração
6 meses
Horário
Pós-laboral
Idioma
Portugués

Pedido de Informações.

Preencha o formulário com os seus dados para solicitar informações sobre o Programa.

Portugal
Consinto a utilização dos meus dados para fins de comunicações comerciais de produtos e serviços. Tem o direito de retirar o seu consentimento a qualquer momento, sem comprometer a licitude do tratamento efetuado com base no consentimento previamente dado. Para prosseguir tem que aceitar os termos de utilização. Conheço a  Política de privacidade

Porquê o Programa de Especialização em Metaverso?

Primeiro curso de especialização em Metaverso

O primeiro curso executivo a analisar e a explorar o conceito de Metaverso no Marketing, uma galáxia repleta de produtos imersivos (mundos virtuais 3D, acessíveis de várias formas) ou não imersivos (ex. NFT’s e cripotomoedas). O curso adoptará uma linguagem simples e apta à compreensão fácil por pessoas sem conhecimentos na área da tecnologia, não requerendo aptidões, para além da experiência empresarial, mente aberta e pensamento crítico.

Experienciação em Metaverso

São múltiplas as formas de experienciar o Metaverso, algumas mais conhecidas como o gaming ou ensino. Neste programa os participantes terão acesso à experiência imersiva numa plataforma, passando pela criação de uma identidade, experiência de compra, momentos lúdicos até à sociabilização e perceção das comunidades. Serão analisados os impactos da identidade virtual e cultural nas plataformas imersivas.

Formação pioneira e credível

Conteúdos programáticos inovadores e atuais, em áreas com fortes lacunas de formação informada e formatada à lógica e racionalidade empresarial. Neste programa será debatido o que é e o que não é Metaverso, apresentando exemplos reais de mundos tridimensionais baseados em diferentes tecnologias (off-Chain e blockchain) e orientados para diferentes públicos-alvo.

Aplicabilidade prática dos conceitos

Aplicabilidade prática dos conceitos através do acesso a uma experiência imersiva numa plataforma, passando pela criação de uma identidade, de uma experiência de compra, de momentos lúdicos até à socialização e perceção das comunidades, sendo analisados os impactos da identidade virtual e cultural nas plataformas imersivas.

Principais tendências tecnológicas

Prepara os profissionais para as principais tecnologias envolvidas, as tendências e os casos reais de uso em mundos virtuais, passando pelo negócio in-world puramente digital ao negócio cruzado virtual/real;

Docentes de excelência

Docentes altamente qualificados e experientes nas áreas da sua responsabilidade.

Objetivos

Este programa pretende transmitir conhecimentos sólidos sobre as realidades imersivas e sobre as suas potencialidades de uso empresarial. Espera-se que, findo o curso, os estudantes sejam capazes de:

  • Desmistificar conceitos sobre o que é o Metaverso ou conceitos relacionados, como criptomoedas e NFT’s, entre outros.
  • Rever os processos de transformação digital das organizações.
  • Conhecer os apoios financeiros à transformação digital das organizações
  • Adquirir a autonomia na navegação em realidades imersivas.
  • Explorar os novos usos em mundos virtuais.
  • Desenvolver a capacidade crítica sobre os usos do mundo imersivo.
  • Identificar as competências necessárias nesta nova era digital.
  • Adquirir noções sobre o potencial de uso empresarial da inteligência artificial.
  • Compreender a relevância da gamificação no Metaverso.
  • Clarificar o papel das organizações na definição do que será o Metaverso.

Destinatários

Este programa destina-se, essencialmente, a profissionais com participação na avaliação do ambiente estratégico da organização, revisão de processos internos e/ ou com responsabilidade na tomada de decisão e/ ou implementação de opções digitais, nomeadamente:

  • Gestores executivos e não executivos.
  • Responsáveis das diversas áreas funcionais.
  • Empresários.
  • Empreendedores.
  • Consultores.
  • Analistas de negócio e de risco.
  • Equipas de inovação e gestão de processos.

Certificação

Os programas de Formação Executiva do IPAM são certificados pela Associação Portuguesa de Profissionais de Marketing [APPM].

Slide 1 of 1

Plano de estudos

Consulte a estrutura do plano curricular

1º MÓDULO
2º MÓDULO
3º MÓDULO
4º MÓDULO
Módulo | UCDOCENTES
Evolução tecnológica e o marketingPedro Perfeito
MÓDULO | UC DOCENTES
O que é a transformação digitalSusana Trigo Barros
Processo de decisãoSusana Trigo Barros
ImplementaçãoSusana Trigo Barros
Apoios financeiros à transformação digitalSusana Trigo Barros
MÓDULO | UC DOCENTES
Inteligência artificial e machine learning no marketingJorge Teixeira
MÓDULO | UC DOCENTES
Introdução ao metaversoLuís Sequeira
Criptomoedas, NFT’s e Web3Paulo Alcarva e Luís Sequeira
Avatares: tipologia e utilização em e-businessDiana Falcão
Experiência in-worldLuís Sequeira, Silvana Moreira, Diana Falcão
Criação de valor no metaversoDiana Falcão, Luís Sequeira e Hélder Ferreira
Conclusão e perspetivasDiana Falcão, Luís Sequeira e convidado

Corpo docente

Conheça a coordenadora, Professora Diana Falcão e o corpo docente do Programa de Especialização em Metaverso:

Diana Falcão
Helder Ferreira
jorge-teixeira
Jorge Teixeira
luis-sequeira
Luís Sequeira
paulo-alcarva
Paulo Alcarva
pedro-perfeito
Pedro Perfeito
silvana-moreira
Silvana Moreira
susana-barros
Susana Barros

Admissões

Os candidatos interessados em ingressar no IPAM poderão formalizar a sua candidatura ao longo de todo o ano.

O processo de candidatura está sujeito às vagas existentes e à adequação do perfil do candidato ao ciclo de estudos de interesse.

Para dar início ao processo de admissão, o candidato deverá seguir estes 3 passos:

1. Pedido de informação

Agendar uma conversa de esclarecimento com um Admissions Advisor

2. Documentação

Reunir a documentação solicitada no processo de admissão

3. Candidatura

Avançar com a formalização da candidatura, presencialmente ou on-line

Cursos relacionados

Curso de Especialização em Gamification & Customer Engagement - Porto

Programa que visa dotar os profissionais de competências na área da gamification, com uma visão estratégica, de modo a permitir a utilização desta ferramenta como um elemento diferenciador na proposta experiencial das organizações, a nível interno e externo.

Outubro 2023

Presencial

6 Meses

Português

Pós-Graduação em Marketing Research, Intelligence & Analytics - Porto

Formação que aprofunda o tema do uso de dados para orientar as estratégias de marketing com foco em três grandes eixos: Marketing Research, Intelligence e Visualization, e Analytics.

Outubro 2023

Presencial

Pós-Laboral | 1 dia por semana

Português

Pós-Graduação em Gestão Avançada - Porto

Combinação, num único programa, dos diferentes temas da gestão com as preocupações de transformação digital.

Outubro

Presencial

Pós-Laboral

20 Créditos

Português

Pós-Graduação em Marketing Digital - Porto

Formação que prepara profissionais com uma visão digital e com credibilidade para liderar a transformação digital das organizações em que estão integrados, ajudando o tecido empresarial português a vencer na nova economia.

Outubro

Presencial

Pós-Laboral | 2 dias por semana | Quinzenalmente

Português

IPAM Lisboa: Estr. da Correia 53. 1500-210 Lisboa

+351 210 309 930

IPAM Porto: Rua Manuel Pinto de Azevedo, 748. 4100-320 Porto

+351 229 398 089

© 2023 IPAM. Todos os direitos reservados