Assistimos hoje a alterações profundas no ambiente competitivo das empresas com a evolução, a ritmo célere, das tecnologias digitais. Algumas destas tecnologias irão alterar radicalmente a forma como interagimos, como produzimos, como trabalhamos, como compramos e como definimos todo o marketing mix. Uma estratégia empresarial promissora requer a compreensão desta dinâmica complexa e a adaptação da estratégia de marketing aos novos riscos e oportunidades.
É nesse sentido que o Programa de Especialização em Metaverso, o primeiro programa a analisar e a explorar o conceito de Metaverso no Marketing, irá dar resposta às necessidades de atualização dos quadros gestores em tecnologias que se anteveem impactantes num futuro próximo, com enforque nas múltiplas variantes do que hoje se designa por Metaverso.
Para além de uma passagem pelas recentes evoluções tecnológicas, este programa futurista e inovador terá uma forte componente sobre as potencialidades e riscos do metaverso (Internet 3D) e destina-se a pessoas com mente curiosa e aberta.
O primeiro curso executivo a analisar e a explorar o conceito de Metaverso no Marketing, uma galáxia repleta de produtos imersivos (mundos virtuais 3D, acessíveis de várias formas) ou não imersivos (ex. NFT’s e cripotomoedas). O curso adoptará uma linguagem simples e apta à compreensão fácil por pessoas sem conhecimentos na área da tecnologia, não requerendo aptidões, para além da experiência empresarial, mente aberta e pensamento crítico.
São múltiplas as formas de experienciar o Metaverso, algumas mais conhecidas como o gaming ou ensino. Neste programa os participantes terão acesso à experiência imersiva numa plataforma, passando pela criação de uma identidade, experiência de compra, momentos lúdicos até à sociabilização e perceção das comunidades. Serão analisados os impactos da identidade virtual e cultural nas plataformas imersivas.
Conteúdos programáticos inovadores e atuais, em áreas com fortes lacunas de formação informada e formatada à lógica e racionalidade empresarial. Neste programa será debatido o que é e o que não é Metaverso, apresentando exemplos reais de mundos tridimensionais baseados em diferentes tecnologias (off-Chain e blockchain) e orientados para diferentes públicos-alvo.
Aplicabilidade prática dos conceitos através do acesso a uma experiência imersiva numa plataforma, passando pela criação de uma identidade, de uma experiência de compra, de momentos lúdicos até à socialização e perceção das comunidades, sendo analisados os impactos da identidade virtual e cultural nas plataformas imersivas.
Prepara os profissionais para as principais tecnologias envolvidas, as tendências e os casos reais de uso em mundos virtuais, passando pelo negócio in-world puramente digital ao negócio cruzado virtual/real;
Docentes altamente qualificados e experientes nas áreas da sua responsabilidade.
Este programa pretende transmitir conhecimentos sólidos sobre as realidades imersivas e sobre as suas potencialidades de uso empresarial. Espera-se que, findo o curso, os estudantes sejam capazes de:
Este programa destina-se, essencialmente, a profissionais com participação na avaliação do ambiente estratégico da organização, revisão de processos internos e/ ou com responsabilidade na tomada de decisão e/ ou implementação de opções digitais, nomeadamente:
Os programas de Formação Executiva do IPAM são certificados pela Associação Portuguesa de Profissionais de Marketing [APPM].
Conheça a coordenadora, Professora Diana Falcão e o corpo docente do Programa de Especialização em Metaverso:
Os candidatos interessados em ingressar no IPAM poderão formalizar a sua candidatura ao longo de todo o ano.
O processo de candidatura está sujeito às vagas existentes e à adequação do perfil do candidato ao ciclo de estudos de interesse.
Para dar início ao processo de admissão, o candidato deverá seguir estes 3 passos:
Agendar uma conversa de esclarecimento com um Admissions Advisor
Reunir a documentação solicitada no processo de admissão
Avançar com a formalização da candidatura, presencialmente ou on-line
Agendar uma conversa de esclarecimento com um Admissions Advisor
Reunir a documentação solicitada no processo de admissão
Avançar com a formalização da candidatura, presencialmente ou on-line
Programa que visa dotar os profissionais de competências na área da gamification, com uma visão estratégica, de modo a permitir a utilização desta ferramenta como um elemento diferenciador na proposta experiencial das organizações, a nível interno e externo.
Formação que aprofunda o tema do uso de dados para orientar as estratégias de marketing com foco em três grandes eixos: Marketing Research, Intelligence e Visualization, e Analytics.
Combinação, num único programa, dos diferentes temas da gestão com as preocupações de transformação digital.
Formação que prepara profissionais com uma visão digital e com credibilidade para liderar a transformação digital das organizações em que estão integrados, ajudando o tecido empresarial português a vencer na nova economia.
IPAM Lisboa: Estr. da Correia 53. 1500-210 Lisboa
IPAM Porto: Rua Manuel Pinto de Azevedo, 748. 4100-320 Porto
© 2023 IPAM. Todos os direitos reservados