Transforme o isolamento em produtividade #FicaEmCasa

O nosso estilo de vida mudou
  • Início
  • Blog
  • Transforme o isolamento em produtividade #FicaEmCasa
Transforme o isolamento em produtividade #FicaEmCasa
27 abril 2020
O nosso estilo de vida mudou

O nosso estilo de vida mudou. Há quem antecipe uma mudança de paradigma social e organizacional relacionada com o COVID-19 e o “antigo” normal evaporou-se.

antonio-sacavem

Duvidava da eficácia do ensino à distância, confesso. Porém, quando verifiquei que numa semana apenas, a Universidade onde trabalho conseguiu colocar todos os Professores a dar aulas à distância, com a eficácia possível, comecei a levantar novas questões.

A produtividade no trabalho à distância também pode ser alavancada com a criação de rotinas, que todos conhecem lá em casa, o estabelecimento de fronteiras claras entre o trabalho e a vida pessoal, a criação de um espaço remoto de trabalho que nos agrade, a utilização de regras de etiqueta nas nossas videocalls e, naturalmente, com o cultivar do nosso bem-estar (exercício, meditação, nutrição adequada, descanso, manutenção de relacionamento saudáveis com os nossos amigos, familiares, colgas, etc.). O futuro é uma incógnita, mas é possível abraçarmos a mudança e, com criatividade, estarmos mais preparados para o “novo” normal que já é uma realidade.

Afinal, em teletrabalho, tal como no trabalho em contacto com outros, a produtividade depende de si. O desafio é, pois, continuar produtivo e criativo no atual enquadramento.

Resumo do artigo escrito pelo Professor António Sacavém. O artigo completo encontra-se disponível para leitura aqui

António Sacavém
Professor da Universidade Europeia

Joana escolheu o IPAM na Futurália: “A tua jornada pode ser tão gratificante quanto a minha”
18 março 2024
Ler mais
Marta Bicho: “A diversidade de género permite um desenvolvimento mais célere das instituições do ensino superior”
8 março 2024
Ler mais
Ver mais posts
Share
Lisboa: +351 210 205 702Porto +351 220 280 502Online: +351 210 205 702