Luís Godoy Valentim é Doutor em Gestão de Empresas, com especialização em Estratégia pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra Mestre em Gestão de Empresas pela Nova School of Business & Economics, tem um MBA pela HEC-Paris e uma licenciatura em Economia pelo ISEG- Lisbon School of Economics & Management. Detém ainda o título de Especialista em Gestão e Administração outorgado por um consórcio formado pelo IPAM, Instituto Politécnico do Porto e Instituto Politécnico de Coimbra. E investigador em Centros de Investigação reconhecidos. Professor nas licenciaturas e mestrado em Gestão de Marketing no IPAM onde orienta teses de mestrado. A sua investigação está focada no estudo das PME, no setor dos serviços, nas alianças estratégicas, gestão do conhecimento e nos mecanismos de cocriação. Já apresentou artigos em conferências internacionais sobre alianças estratégicas, inovação, gestão do conhecimento e desempenho, tendo publicado em journals dereferência internacional.
Foi Diretor do Continente do Grupo Sonae e, sucessivamente, Diretor, Administrador e Presidente do Conselho de Administração da Makro SA, subsidiária do Grupo Metro, um dos maiores grupos mundiais da distribuição alimentar, tendo feito parte do task group que definiu a política de marca própria para o grupo Metro Cash & Carry a nível mundial, tendo ao longo destas experiências uma forte componente de Gestão Internacional.