Licenciado em Comunicação e Relações Públicas pelo Instituto Politécnico da Guarda, pós-Graduado em Marketing pelo Instituto Português de Administração e Marketing, com mestrado executivo em Gestão Empresarial pelo INDEG — ISCTE e uma Academia de Marketing Digital pela FLAG, Márcio Miranda tem pautado o seu percurso profissional e agências (criativas e de média), meios de comunicação (sobretudo na imprensa) e enquanto cliente em diversas áreas de negócio (indústria automóvel, formação,construção, imobiliário e FMCG).
Foi account, gestor de marketing tradicional, de marketing digital (media buying, ppc,automação e estratégia digital). Desde 2020, trabalha como e-commerce team leader no Grupo Nabeiro. Desde 2019 que é professor convidado em algumas das mais prestigiantes universidades portuguesas, realizando pontualmente projetos de consultoria para PME com lojas online.
É coautor do livro Marketing Digital e e-commerce #2 – Gestão de conteúdos e publicidade online e Marketing Digital e e-commerce #3 – Web Analytics e métricas para redes sociais. Desde 2021 que partilha as suas opiniões e pensamentos sobre e-commerce como orador convidado em conferências e palestras bem como em meios de comunicação da especialidade, entre os quais Briefing, Meios e Publicidade, Marketeer, Grande Consumo entre outros.