Pedro Miguel Oliveira é professor auxiliar e coordenador do Mestrado em Gestão de Marketing no IPAM, professor auxiliar convidado no ISCTE-IUL e na NOVA IMS, e investigador integrado na Business Research Unit do ISCTE-IUL (BRU-IUL).
É doutorado em Gestão com especialização em Marketing pelo ISCTE-IUL, com dissertação sobre a influência de Assistentes de Voz na eficácia da publicidade, integrando dados neurofisiológicos. É mestre em Econometria Aplicada e Métodos de Previsão pelo ISEG, licenciado em Economia pela NOVA SBE, tendo também concluído estudos de pós-graduação em Marketing Research pelo ISEG e outros programas executivos, tais como o Programa de Desenvolvimento de Competências de Gestão pela Católica Lisbon School of Business and Economics.
Com artigos publicados em revistas científicas internacionais indexadas e revistas por pares, e orador em conferências internacionais, os seus principais interesses de investigação incluem inteligência artificial, marketing e publicidade, neuromarketing e comportamento do consumidor.
Durante vários anos trabalhou a comunicação de diversas empresas/marcas, tais como Vodafone, General Motors, Bacardi-Martini, Danone, L’Oréal Portugal, Lego, Grupo Auchan, A Vida Portuguesa, Claus Porto, Palácio Nacional da Ajuda, entre outras, enquanto planeador de meios nas agências OMD e Universal McCann, consultor sénior na Accenture, Diretor Geral na Ebiquity, e Sócio-Gerente da Brand Gallery.