Alumni do IPAM Porto lançam livro “Marketing para Líderes”

13 fevereiro 2023

Rafael Cerveira Pinto e Miguel Magalhães, antigos estudantes do IPAM Porto, apresentam, no próximo dia 16 de fevereiro, o livro Marketing para Líderes.

A apresentação do livro, editado pela Editora d’Ideias, contará com a participação de Daniel Sá, diretor executivo do IPAM e Susana Costa e Silva, coordenadora da coleção Ideias de Gestão Pocket | Marketing.

Este novo guia para atuais e futuros líderes de negócio aborda o modo como o desenvolvimento e o acesso global à tecnologia deu origem a um novo paradigma na área do marketing: a negligência da estratégia e tomada de decisão. Neste livro, os autores alertam para a importância do processo estratégico de tomada de decisão em marketing, orientado para o mercado e integral a toda a organização. A obra inclui, ainda, exemplos de sucesso de marcas nacionais e internacionais.

Rafael Cerveira Pinto, autor, gestor e consultor de marketing, afirma que “escrever este livro foi uma forma de dar o nosso contributo aos líderes de negócio e, em particular, à comunidade de profissionais de marketing.” O autor acrescenta, ainda, que “pensar o futuro sem esquecer o passado - é também um tema considerado nesta obra, que destaca a importância crescente da interseção dos fundamentos e competências de gestão de marketing, com a liderança e tecnologia.”

Miguel Magalhães, autor e atual Gestor de Marca na Procter & Gamble, partilha que “este livro de bolso é o primeiro passo que tomamos num longo caminho de educação e empoderamento do marketing em Portugal.” Miguel Magalhães destaca, ainda, que “o que o marketing, as empresas e a economia portuguesa precisam é de líderes com capacidade analítica, estratégica e crítica. Cabe aos profissionais e à academia elevarem esta narrativa e capacitarem os futuros marketers para posições de liderança.”

A obra integra a coleção Ideias de Gestão | Pocket da Editora d’Ideias, dividida por cinco grandes áreas da gestão: Marketing, Pessoas, Inovação, Gestão e Finanças. Esta coleção de livros constitui um repositório de temas relevantes destinados a empreendedores, empresários, gestores, investigadores e consultores. A coordenação no domínio do Marketing é da responsabilidade da Professora Susana Costa e Silva, da Católica Porto Business School.

Rafael Cerveira Pinto é Managing Partner da consultora Squadra e Profissional Senior, com elevada experiência executiva na área de Gestão de Marketing e Vendas em empresas líderes de mercado. O autor lidera, ainda, projetos de consultoria nas áreas de Estratégia, Marca e Portefólio, Comunicação, Inovação e Desenvolvimento de Negócios.

Miguel Magalhães, Senior Brand Manager da Procter & Gamble no Reino Unido, é licenciado e mestre em Gestão de Marketing pelo IPAM, onde leciona Fundamentos e Plano de Marketing. Começou a sua carreira na área de consultoria em Portugal e conta, também, com projetos na Índia, onde lançou cursos de Marketing Management com mais de 4000 estudantes.

Universidade Europeia, IADE-UE e IPAM promovem a 19ª Semana Internacional
12 dezembro 2024
Ler mais
40 Anos de IPAM: Uma jornada contada por protagonistas
9 novembro 2024
Ler mais
Lisboa: +351 210 205 702Porto +351 220 280 502Online: +351 210 205 702