Alumni do IPAM Porto lançam livro “Marketing para Líderes”

13 fevereiro 2023

Rafael Cerveira Pinto e Miguel Magalhães, antigos estudantes do IPAM Porto, apresentam, no próximo dia 16 de fevereiro, o livro Marketing para Líderes.

A apresentação do livro, editado pela Editora d’Ideias, contará com a participação de Daniel Sá, diretor executivo do IPAM e Susana Costa e Silva, coordenadora da coleção Ideias de Gestão Pocket | Marketing.

Este novo guia para atuais e futuros líderes de negócio aborda o modo como o desenvolvimento e o acesso global à tecnologia deu origem a um novo paradigma na área do marketing: a negligência da estratégia e tomada de decisão. Neste livro, os autores alertam para a importância do processo estratégico de tomada de decisão em marketing, orientado para o mercado e integral a toda a organização. A obra inclui, ainda, exemplos de sucesso de marcas nacionais e internacionais.

Rafael Cerveira Pinto, autor, gestor e consultor de marketing, afirma que “escrever este livro foi uma forma de dar o nosso contributo aos líderes de negócio e, em particular, à comunidade de profissionais de marketing.” O autor acrescenta, ainda, que “pensar o futuro sem esquecer o passado - é também um tema considerado nesta obra, que destaca a importância crescente da interseção dos fundamentos e competências de gestão de marketing, com a liderança e tecnologia.”

Miguel Magalhães, autor e atual Gestor de Marca na Procter & Gamble, partilha que “este livro de bolso é o primeiro passo que tomamos num longo caminho de educação e empoderamento do marketing em Portugal.” Miguel Magalhães destaca, ainda, que “o que o marketing, as empresas e a economia portuguesa precisam é de líderes com capacidade analítica, estratégica e crítica. Cabe aos profissionais e à academia elevarem esta narrativa e capacitarem os futuros marketers para posições de liderança.”

A obra integra a coleção Ideias de Gestão | Pocket da Editora d’Ideias, dividida por cinco grandes áreas da gestão: Marketing, Pessoas, Inovação, Gestão e Finanças. Esta coleção de livros constitui um repositório de temas relevantes destinados a empreendedores, empresários, gestores, investigadores e consultores. A coordenação no domínio do Marketing é da responsabilidade da Professora Susana Costa e Silva, da Católica Porto Business School.

Rafael Cerveira Pinto é Managing Partner da consultora Squadra e Profissional Senior, com elevada experiência executiva na área de Gestão de Marketing e Vendas em empresas líderes de mercado. O autor lidera, ainda, projetos de consultoria nas áreas de Estratégia, Marca e Portefólio, Comunicação, Inovação e Desenvolvimento de Negócios.

Miguel Magalhães, Senior Brand Manager da Procter & Gamble no Reino Unido, é licenciado e mestre em Gestão de Marketing pelo IPAM, onde leciona Fundamentos e Plano de Marketing. Começou a sua carreira na área de consultoria em Portugal e conta, também, com projetos na Índia, onde lançou cursos de Marketing Management com mais de 4000 estudantes.

Barómetro do IPAM e da Universidade Europeia revela que profissionais do Turismo estão otimistas com 2024
12 julho 2024
Ler mais
Estudantes do IPAM Lisboa recebem prémios da Academia Grace
20 junho 2024
Ler mais
Lisboa: +351 210 205 702Porto +351 220 280 502Online: +351 210 205 702