A Lexus Portugal foi estudada conjuntamente pelos alunos das Unidades Curriculares de Branding e Gestão Comercial, lecionadas respetivamente por Paula Arriscado e Pedro Aguiar, no âmbito do Mestrado de Gestão de Marketing. A missão deste projeto partilhado foi estudar a “Identidade da Marca Lexus Portugal: ativação / comunicação da Marca e impacto das Equipas Comerciais na Legitimidade Premium”.
Ainda no âmbito deste desafio, os alunos de Branding organizaram, no passado dia 9 de janeiro, no auditório do IPAM Porto, um seminário intitulado “Na era do digital, a experiência de luxo: entre o efémero e o eterno”. A iniciativa contou com um painel de oradores com uma vasta experiência na área: Artur Passos, Administrador da Lexus, Hugo Ribeiro da Silva, Administrador da Porsche, Maria Clara Gomes, Administradora da AMPER Concept (Turismo, Investimentos e Imobiliário de Alto Luxo), e Gonçalo Castel-branco, empreendedor e Fundador do The Presidential Train. A moderação esteve a cargo de Cidália Neves, docente do IPAM e especialista no mercado de luxo. O seminário provou que o setor do luxo está em transformação. A resposta ao desafio da inovação digital depende das especificidades de negócio e tipo de luxo, sendo certo, contudo, ser um imperativo acompanhar as novas gerações de consumidores e o promissor crescimento das vendas suportadas pelo online. Os oradores defenderam ainda que uma estratégia de longo prazo requer uma maior aposta num branding que dê relevância à proposta de valor das marcas, a qual é fundamental para a sustentabilidade do negócio.
IPAM Lisboa: Estr. da Correia 53. 1500-210 Lisboa
IPAM Porto: Rua Manuel Pinto de Azevedo, 748. 4100-320 Porto
© 2023 IPAM. Todos os direitos reservados