Diretora do IPAM Lisboa publica artigo na revista internacional Journal of Small Business Management

Marta Bicho, diretora do IPAM Lisboa, publicou, em conjunto com Ralitza Nikolaeva, Fernando A. F. Ferreira e Carmen Lages, um artigo intitulado “Perceived success of hybrid microorganizations in a contested category” na revista internacional Journal of Small Business Management.
  • Início
  • Notícias
  • Diretora do IPAM Lisboa publica artigo na revista internacional Journal of Small Business Management
Diretora do IPAM Lisboa publica artigo na revista internacional Journal of Small Business Management
24 junho 2022
Marta Bicho, diretora do IPAM Lisboa, publicou, em conjunto com Ralitza Nikolaeva, Fernando A. F. Ferreira e Carmen Lages, um artigo intitulado “Perceived success of hybrid microorganizations in a contested category” na revista internacional Journal of Small Business Management.

O artigo incide sobra a temática da escassez de estudos focados em micro-organizações e híbridas com dificuldades em torno da legitimidade e na perceção de sucesso sob condições exigentes. Desta forma, é explorado o sucesso enquanto medida subjetiva com origem nas perceções dos seus gestores.

Para o desenvolvimento deste estudo, foi integrado o mapeamento cognitivo e a análise de decisão de diversos critérios, de modo a construir uma estrutura de sucesso subjetivo com utilidade para micro-organizações híbridas que apresentem desafios de legitimação.

Nas conclusões deste artigo demonstra-se que existe sete fatores relevantes, sendo estes fatores externos, infraestrutura, gestão, marketing, desenvolvimento profissional, aspetos organizacionais e formação. O capital humano foi considerado crucial, ao contrário dos fatores externos que revelaram não manter importância.

A estrutura final dos fatores de sucesso revela que a formação e o desenvolvimento profissional são os indicadores com maior importância e correspondem a 46% do sucesso. Por sua vez, os fatores de gestão e marketing representam 36%, os aspetos organizacionais 11% e infraestrutura 6%. Já os fatores externos correspondem apenas a 1% da estrutura geral de sucesso.

O artigo na íntegra encontra-se disponível aqui.

“Marketing, Responsabilidade Social e Causas – Da teoria à prática” é o novo livro de Henrique Ribeiro
1 novembro 2023
Ler mais
Barómetro: Trabalhar em Marketing tira o sono?
31 outubro 2023
Ler mais
Ver mais notícias
Share