IPAM reforça ligação ao mercado de trabalho com assinatura de novos protocolos de colaboração
26 janeiro 2026
Ler maisO impacto económico da Final Four da Allianz Cup, realizada em Leiria entre 7 e 11 de janeiro de 2025, foi avaliado num estudo conduzido pelo Gabinete de Estudos de Marketing para Desporto do IPAM. A análise revelou que o evento gerou cerca de 16 milhões de euros, reforçando a sua relevância para a economia local e nacional.
A metodologia científica, adaptada e desenvolvida pelo IPAM a partir do “Modelo de Previsão Económica” do UKSport, examinou os efeitos financeiros em áreas como bilheteiras, turismo e consumo mediático, segmentando seis momentos chave do evento: preparação, estágio, jogo, descompressão, regresso e rescaldo.
"O desporto, independentemente do seu formato e dimensão, constitui um motor de impacto económico e social. Desde as escolas até aos palcos das grandes competições internacionais, os eventos desportivos têm a capacidade de mobilizar massas e impulsionar a economia e o desenvolvimento social por via do aumento das receitas nos setores envolventes, como o turismo, a restauração ou até mesmo o comércio. Esta 18ª edição da Allianz Cup reflete a capacidade de o futebol gerar receitas para setores fora da indústria desportiva e dinamizar economias locais”, refere Daniel Sá, diretor Executivo do IPAM.
Entre elementos das comitivas das equipas, jornalistas, staff de apoio à competição, convidados, equipas de produção de TV e equipas de arbitragem contou-se o envolvimento de mais de 1.100 pessoas na Final Four da Allianz Cup e mais de 60.000 espectadores no estádio durante os três jogos.
Para além de destacarem o impacto financeiro da Final Four da Allianz Cup, a Liga Portugal e o IPAM assinalam que o evento contribuiu para a promoção do turismo e da hospitalidade de Leiria, consolidando a região como um destino para eventos de grande escala, e comprovou que o desporto pode ser uma alavanca para o desenvolvimento económico e social no país.