IPAM avalia marca “Cristiano Ronaldo” em 102 milhões de euros

De acordo com o estudo realizado pelo Gabinete de Estudos de Marketing para Desporto, do IPAM, o valor da marca “Cristiano Ronaldo” cresceu 77,5 milhões de euros desde 2011, atingindo atualmente um valor potencial de 102 milhões de euros.
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IPAM avalia marca “Cristiano Ronaldo” em 102 milhões de euros

6 janeiro 2017

De acordo com o estudo realizado pelo Gabinete de Estudos de Marketing para Desporto, do IPAM, o valor da marca “Cristiano Ronaldo” cresceu 77,5 milhões de euros desde 2011, atingindo atualmente um valor potencial de 102 milhões de euros.

O estudo que analisa a visibilidade, perfil e valor comercial da marca CR7 tem como objetivo compreender o impacto do negócio do futebol de alta competição nos mercados e, concretamente, medir o retorno comercial da marca “Cristiano Ronaldo”.

O estudo do IPAM é desenvolvido com base na metodologia científica Sports Reputation Index, que avalia a reputação, popularidade e notoriedade de um atleta com base em seis dimensões (Receitas, Media, Web, Palmarés, Social e Impacto) e 28 variáveis. De acordo com esta métrica, Cristiano Ronaldo é o futebolista com maior notoriedade, nacional e internacional, atingindo 94 pontos numa escala de 0 a 100.

Analisando o indicador Receitas, que avalia os salários dos futebolistas e os valores auferidos por contratos relacionados com direitos de imagem, Cristiano Ronaldo atinge um valor de 100 pontos, o que revela a altíssima capacidade do futebolista em gerar receitas. De acordo com a revista Forbes, Cristiano Ronaldo foi considerado o atleta com maiores rendimentos no mundo em 2016.

No indicador Media, onde se incluem a imprensa, televisão e rádio, o jogador atinge os 91 pontos que confiram a elevada exposição mediática em meios de comunicação social de todo o mundo.

Já no indicador Web, Cristiano Ronaldo atinge a perfeição alcançando os 100 pontos, demonstrando que o jogador tem uma exposição significativa nas principais referências da web, transformando-o no futebolista com a maior visibilidade mundial.

No Facebook o português apresenta 118 milhões de fans, no google gera 56 milhões de referências, no Twitter tem 49 milhões de seguidores, no instagram tem 85 milhões de seguidores e no youtube são apresentados 10 milhões de vídeos sobre o futebolista português.

Relativamente ao Palmarés, indicador que avalia o sucesso desportivo combinando conquista de troféus, número de jogos e percentagens de vitórias, o jogador português distingue-se com um valor de 87 pontos.

No indicador Social, que avalia o impacto na sociedade, nomeadamente na comunidade científica, índices de celebridades e prémios e distinções obtidas, Cristiano Ronaldo atinge os 98 pontos, o que demonstra uma forte projeção social ultrapassando o domínio desportivo. A personalidade e o estilo de vida de Cristiano Ronaldo alimentam, em permanência, a sua visibilidade para além do futebol.

Analisando o impacto, indicador que avalia a carreira e a projeção dos clubes e seleções onde joga e o seu percurso atual, verifica-se que Cristiano Ronaldo atinge os 92 pontos.

Combinando as diversas variáveis analisadas das seis dimensões do Sports Reputation Index e calculada a ponderação estatística de cada uma delas, o estudo do IPAM concluiu que o valor da marca CR7 atinge em 2016 os 102 milhões de euros, posicionando-se como o futebolista mais valioso do mundo. Desde a primeira edição do estudo, realizada em 2011, a avaliação da marca Cristiano Ronaldo tem vindo a crescer à medida que os prémios, performance e resultados desportivos se multiplicam na vida do jogador.

Em 2011, a marca Cristiano Ronaldo foi avaliada em 24,5 milhões de euros, aumentando para 40 milhões de euros em 2012 e para 43 milhões de euros em 2013. Em 2014 a avaliação da marca subiu para 54 milhões de euros - o dobro de 2011.

**Ficha Técnica do Estudo

**O estudo o Valor da Marca CR7 é desenvolvido pelo Gabinete de Estudos de Marketing para Desporto do IPAM e coordenado por Daniel Sá, Diretor Executivo do IPAM – The Marketing School desde 2011.

Assenta numa metodologia científica desenvolvida pelo IPAM, denominada de Sports Reputation Index, que tem como objetivo avaliar a reputação, popularidade e notoriedade de um atleta ou treinador. Este modelo pode ser aplicado a diferentes modalidades e países e constitui-se na aplicação de um modelo de avaliação de valor baseado em seis dimensões (Receitas, Media, Social Media, Palmarés, Social e Impacto) num total de 28 variáveis.

Para este estudo, o IPAM recorreu a diversas fontes, nomeadamente de: dados secundários da UEFA, FIFA, LPFP, Premier League, Liga Calcio, Delloite & Touche, Football Finance, Forbez Magazine, Cision e Universidade de Navarra; entradas em motores de pesquisa, redes sociais e monitores de reputação e visibilidade; mapeamento conceptual de valores marca; aplicação de modelos científicos de cálculo de determinação do valor da marca; e análise de clipping e de entrevistas em media nacionais e internacionais.

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