IPAM conquista melhor classificação de sempre para Portugal no desafio da Google
Portugal subiu ao pódio do Top 5% do Google Online Marketing Challenge, tendo a equipa do IPAM Porto alcançado a melhor classificação de sempre alguma vez atribuída a estudantes nacionais. Os jovens do IPAM classificaram-se positivamente nos rankings europeu e mundial deste desafio da Google destinado a incentivar jovens universitários a desenvolver estratégias de marketing em formato digital.
A equipa de estudantes vencedores - GN20 - construiu e implementou uma campanha Adwords para as Confeitarias Arca e Arcádia, SA.| Através deste projeto Portugal subiu 132 e 83 posições nos Tops global e europeu, respetivamente, do Google Online Marketing Challenge. Na edição de 2017 participaram 12.000 concorrentes, oriundos de 66 países e associados a diversas escolas tecnológicas e de marketing do mundo.
O grupo de jovens vencedores do IPAM Porto fez-se acompanhar por mais quatro grupos de estudantes da mesma instituição e, no conjunto, as cinco equipas com os projectos GN20 – Confeitarias Arca e Arcádia, SA, Carpe Noctem-e-Velo, Ipamizados – Biobords e Markmakers – Cinema Trindade classificaram-se no top 15% e foram galardoados com a pontuação Strong,
No total, 32 equipas do IPAM estiveram envolvidas no desafio de 2017, reforçando o seu apoio a microempresas do setor do comércio e serviços, organizações de cariz social e bem como a startups que veem assim o seu negócio ser valorizado. O trabalho desenvolvido nestes projetos enquadra-se na política de Responsabilidade Social do IPAM cujo objetivo é promover e fortalecer a função social da organização na sua área de expertise.
A participação no Google Online Marketing Challenge, uma iniciativa da Google, é promovida pelo IPAM no âmbito da cadeira Publicidade da Licenciatura da instituição em Gestão de Marketing.
O desafio da Google dividiu-se em três fases: pré-relatório: no qual os alunos planearam a estratégia; implementação: fase durante a qual os alunos colocaram a estratégia em prática e pós-relatório: um balanço entre a estratégia inicial e a que foi efetivamente cumprida, nomeadamente quanto a número de campanhas, preços por clique, número de impressões dos anúncios, entre outros fatores que medem o sucesso da ação.
Após os 21 dias de implementação da estratégia, os estudantes do IPAM receberam os resultados do desafio. Através desta participação, os alunos foram ainda submetidos a um exame da Google e ficaram certificados Google Partner pelo maior motor de busca do mundo.
Nos últimos nove anos, mais de 110.000 estudantes e professores de cerca de 100 países diferentes participaram no Google Online Marketing Challenge.