IPAM desafia alunos a viverem o dia a dia da gestão do Marketing de uma empresa através de competição online
1 fevereiro 2024
Um jogo que possibilita um primeiro contacto com a realidade da tomada de decisões estratégicas de Marketing aos alunos do Ensino Secundário (10º, 11º e 12º anos) e alunos do Ensino Profissional é o objetivo do The Marketing Game, uma competição totalmente online promovida pelo Instituto Português de Administração de Marketing (IPAM).

Ao longo de dois meses e meio, os participantes terão oportunidade de viver o dia a dia da gestão de uma empresa, conciliando o desenvolvimento de competências em Gestão de Marketing com entretenimento e tomando decisões reais relacionadas com a dimensão estratégica e com a componente tática, prática e operacional de Marketing no setor de negócio dos smartphones. Os interessados devem criar uma equipa com dois a três elementos e inscrever-se gratuitamente até 10 de fevereiro de 2024. A competição propriamente dita inicia a 26 de fevereiro.

“Esta experiência de interação de uma Instituição de Ensino Superior como o IPAM com as escolas e os alunos do ensino secundário visa demonstrar o papel inequívoco do Marketing no mundo dos negócios, afigurando-se uma área cada vez mais determinante para a formação dos líderes do futuro”, afirma Daniel Sá, diretor executivo do IPAM.

A cada equipa inscrita será atribuída a responsabilidade de gestão de uma empresa, que deverá ser dirigida em concorrência com as outras equipas participantes, num cenário de simulação de um mercado real. “Tratando-se de um jogo desenvolvido num simulador que recria a realidade empresarial e de mercado, o Marketing Game dá-lhes a oportunidade de aplicarem conhecimentos teóricos mas também intuitivos com foco no Marketing, desenvolvendo competências de responsabilidade em situações de risco e vivenciando a importância, o valor e o impacto das decisões no sucesso da atividade de Marketing,” explica Marta Bicho, diretora do IPAM Lisboa.

O jogo será enquadrado por um conjunto de iniciativas como “Mentoring Hub”, constituído por tutores que irão assegurar a adaptação dos participantes à área de Marketing e à própria competição, prestando todo o apoio e esclarecimento necessários; “Practice Round”, que decorrerá ao longo de uma semana para preparação dos participantes antes de iniciar formalmente a competição; e “Webinares temáticos”, ligados à área de Marketing, durante a competição, com o intuito de partilhar conhecimento com e entre os participantes.

O Marketing Game está organizado em várias etapas, sendo que cada uma corresponde à implementação de planos de gestão de marketing, promovendo o trabalho de equipa e a capacidade de liderança em ambiente virtual, em matérias como: mercados, concorrência, produto, canais de distribuição, meios de comunicação, preços, publicidade, retalhistas, capacidade de produção, entre outros.

Nesta edição de 2024, as primeiras três equipas classificadas receberão os prémios (Voucher FNAC) na Cerimónia de Encerramento a 30 de maio, respetivamente: 1º prémio no valor de 800€, 2º prémio no valor de 500€e 3º prémio no valor de 300 €.

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