IPAM participa em evento internacional convocado pelo Papa Francisco
O IPAM, através da Deputy Dean, Marta Bicho, marca presença no evento internacional “A Economia de Francisco”, que se realiza a 19, 20 e 21 de novembro, em live streaming a partir de francescoeconomy.org/ [https://francescoeconomy.org/]. A participação é gratuita e não é necessária inscrição.
Convocada pelo Papa Francisco, esta iniciativa reúne jovens académicos e ativistas da área da Economia de todo o mundo, com o objetivo de tornar a economia de hoje e de amanhã justa, sustentável e inclusiva. Durante três dias, a economia é abordada à luz da Vocação e Lucro, Agricultura e Justiça, Negócios em Transição, Políticas e Felicidades, por oradores como Muhammad Yunus, Vandana Shiva, Stefano Zemagni, entre outros.
Marta Bicho é uma das participantes portuguesas neste evento, que dá voz ao tema Vocação e Lucro, para debater questões ligadas ao trabalho e como este pode influenciar a vocação de cada um.
Como podemos construir um local de trabalho, ou um sistema económico, onde as pessoas possam florescer e encontrar a sua vocação? Como podemos equilibrar adequadamente o valor do dinheiro do trabalho em relação ao valor de construir uma empresa com propósito? Como podemos colocar a nossa intuição para nos impulsionar e para impulsionar as nossas organizações em direção a um mundo melhor?
Acima de tudo, pretende-se perceber como podemos unir as nossas vocações, enquanto indivíduos, e os objetivos comuns da sociedade, tais como os objetivos de desenvolvimento sustentável (SDG), critérios ambientais, sociais e de governança (ESGs), o bem comum, assim como o benefício das empresas.
Na sua intervenção, Marta Bicho pretende reforçar que é necessário integrar ambos estes valores (Vocação e Lucro) e colocar o propósito ao serviço do todo e da sociedade, pondo os seus princípios em prática, com a consciência de que estamos todos ligados e conectados, num propósito evolucionário da sociedade.
Paralelamente, foi lançada em Portugal a comunidade “Economia de Francisco em Portugal” (economiadefrancisco.org/), para dar continuidade a esta proposta de um Nova Economia, inspirada numa ecologia integral e que procura olhar os desafios do tempo presente de diferentes perspetivas. A Economia de Francisco Portugal pretende ser uma ponte entre organizações e pessoas que estejam empenhadas nesta nova economia, espaço de reflexão, encontro e de trabalho em rede por soluções que contribuam para uma sociedade mais justa e fraterna.
Um breve resumo de “Vocação e Lucro” por Marta Bicho pode ser visualizado aqui: https://www.youtube.com/watch?v=WgR5l-Z45Wk