IPAM vence Grande Prémio da Academia Grace 2020

O Projeto HealthBot, desenvolvido por quatro estudantes do IPAM, foi distinguido com o Grande Prémio Academia Grace, um concurso anual que desafia estudantes do Ensino Superior a proporem soluções para o futuro do trabalho e do planeta. 
  • Início
  • Notícias
  • IPAM vence Grande Prémio da Academia Grace 2020

IPAM vence Grande Prémio da Academia Grace 2020

7 julho 2020

O Projeto HealthBot, desenvolvido por quatro estudantes do IPAM, foi distinguido com o Grande Prémio Academia Grace, um concurso anual que desafia estudantes do Ensino Superior a proporem soluções para o futuro do trabalho e do planeta. 

O Projeto HealthBot, desenvolvido por quatro estudantes do IPAM, foi distinguido com o Grande Prémio Academia Grace, um concurso anual que desafia estudantes do Ensino Superior a proporem soluções para o futuro do trabalho e do planeta.

Inês Ramalho, Ana Rita Moutinho, Mariana Gomes e Patrícia Catarino, do IPAM, criaram o Projeto HealthBot – reconhecido por ter aliado a inteligência artificial com o “burnout” sentido pelos enfermeiros. O projeto foi desenvolvido no âmbito da UC “Economia do Consumo” do Mestrado em Gestão de Marketing, cujo modelo académico, experiencial e imersivo, privilegia o trabalho com empresas e a participação em concursos universitários. 

O combate à COVID-19 impôs uma grande exigência no trabalho dos enfermeiros que estiveram na linha da frente. Através do Projeto HealthBot as quatro alunas do IPAM desenvolveram uma solução de futuro que aponta a inteligência artificial como relevante em situações de elevado stress, esgotamento e exigência como a sentida neste enquadramento pelos enfermeiros. 

A VI Edição da Academia GRACE teve a maior adesão de sempre, com a participação de 327 estudantes de sete instituições académicas e com a submissão de 100 candidaturas.

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas foram o mote desta edição. Aludindo aos ODS 8 (Trabalho Digno e Crescimento Económico) e 13 (Ação Climática), os candidatos foram convidados a desenvolver projetos que propunham soluções criativas e inovadoras para os temas acima propostos com aplicabilidade no contexto nacional empresarial.

Em contexto de pandemia, os temas centrais revelaram-se mais atuais do que nunca, desafiando os estudantes a desenvolver projetos que possam responder a novas questões, tais como: como é que as empresas podem preparar-se para um futuro tão desafiante quanto difícil de definir? Tendo em conta as mudanças rápidas que apelam a uma ação imediata, como podem ser competitivas, sustentáveis, atraentes para novos talentos e promotoras do desenvolvimento dos seus colaboradores e das comunidades em que atuam?

A Academia GRACE integra o projeto Uni.Network, criado em 2014, tem o apoio institucional da Direção-Geral do Ensino Superior, e visa promover a ligação entre as empresas e as entidades académicas portuguesas nas temáticas da Sustentabilidade e Responsabilidade Social Corporativas. 

Luís Roberto, Vice-Presidente da GRACE – Empresas Responsáveis, sublinhou que “estes jovens serão os futuros colaboradores das empresas. É fundamental que estejam sensibilizados para a importância da Sustentabilidade e Responsabilidade Social Corporativa e sejam portadores de inovação e de boas práticas para o tecido empresarial. Esta iniciativa incentiva a aproximação entre empresas e Academia, reforçando a importância de as instituições de ensino superior integrarem temas de cidadania empresarial na sua oferta formativa”.

Acrescentou ainda que, “apesar da atual pandemia, as Entidades Parceiras do projeto manifestaram a importância e relevância desta iniciativa, como forma de reconhecimento e valorização do esforço dos alunos, pelo que, decidimos avançar com os timings previamente definidos e a cerimónia de anúncio dos vencedores, mesmo sendo em formato online. O maior número de submissões de sempre, a qualidade do júri reunido e dos prémios oferecidos por Associados e Parceiros, mostra-nos que foi uma aposta ganha”.

Novo livro de Daniel Sá explora tendências e desafios do marketing desportivo em Portugal
6 junho 2024
Ler mais
Pós-Graduação em Marketing Digital celebra 100.ª edição
25 maio 2024
Ler mais

Share

Lisboa: +351 210 205 702Porto +351 220 280 502Online: +351 210 205 702