Liga Portugal apresenta Barómetro e Observatório de Futebol Profissional em colaboração com o IPAM
Em colaboração com o Instituto Português de Administração e Marketing (IPAM), a Liga Portugal apresenta o Barómetro e Observatório de Futebol Profissional, uma plataforma dedicada à investigação da indústria do futebol profissional e no impacto que esta tem na economia local e nacional.
Esta plataforma irá recorrer à análise de dados da Liga Portugal, através do Data Center, mas conta, também, com a parceria do IPAM. Desta forma, serão publicadas matérias diversificadas que incluem desde as áreas de performance, novos hábitos de consumo e de relação com os adeptos e a transformação digital com o intuito de cooperar no desenvolvimento e impulsionamento do Futebol.
O primeiro estudo realizado pelo Barómetro e Observatório do Futebol foi realizado em parceria com o IPAM e consiste nas “Formas de Interação dos Adeptos com os Clubes de Futebol”. Através do mesmo, foi possível concluir que 58% dos inquiridos já são adeptos de mais do que um clube português, sendo as ligações familiares e a geografia os fatores que mais influenciam a construção deste vínculo. Outra conclusão demonstra que apenas 32% dos inquiridos são sócios do clube que apoiam e que, mesmo adeptos com elevado interesse, 51% não são associados ao clube.
Com a mudança dos hábitos de consumo e a diversificação das fontes de informação às quais os adeptos têm acesso e acompanham os clubes, nota-se que as redes sociais, sobretudo o Instagram, são uma plataforma onde os adeptos encontram informação. Em termos de experiência, apenas 25% frequentam com regularidade estádios e, em relação à amostra de elevado interesse pelos clubes, a margem já é de 39%.
O acesso a canais pagos para assistir a jogos também é assinalável, sendo que 47% dos adeptos que acompanham a equipa principal fazem-no através de subscrição de canais.
No que diz respeito ao nível de interesse Clubes, regista-se uma taxa elevada nos jovens, visto que 54% dos inquiridos com interesse elevado têm entre 18 e 34 anos. As mulheres também estão cada vez mais interessadas nos Clubes. De acordo com o estudo, 41% da amostra com interesse no Clube é feminina.