Liga Portugal apresenta Barómetro e Observatório de Futebol Profissional em colaboração com o IPAM

Em colaboração com o Instituto Português de Administração e Marketing (IPAM), a Liga Portugal apresenta o Barómetro e Observatório de Futebol Profissional, uma plataforma dedicada à investigação da indústria do futebol profissional e no impacto que esta tem na economia local e nacional.
  • Início
  • Notícias
  • Liga Portugal apresenta Barómetro e Observatório de Futebol Profissional em colaboração com o IPAM

Liga Portugal apresenta Barómetro e Observatório de Futebol Profissional em colaboração com o IPAM

18 julho 2022

Em colaboração com o Instituto Português de Administração e Marketing (IPAM), a Liga Portugal apresenta o Barómetro e Observatório de Futebol Profissional, uma plataforma dedicada à investigação da indústria do futebol profissional e no impacto que esta tem na economia local e nacional.

Esta plataforma irá recorrer à análise de dados da Liga Portugal, através do Data Center, mas conta, também, com a parceria do IPAM. Desta forma, serão publicadas matérias diversificadas que incluem desde as áreas de performance, novos hábitos de consumo e de relação com os adeptos e a transformação digital com o intuito de cooperar no desenvolvimento e impulsionamento do Futebol.

O primeiro estudo realizado pelo Barómetro e Observatório do Futebol foi realizado em parceria com o IPAM e consiste nas “Formas de Interação dos Adeptos com os Clubes de Futebol”. Através do mesmo, foi possível concluir que 58% dos inquiridos já são adeptos de mais do que um clube português, sendo as ligações familiares e a geografia os fatores que mais influenciam a construção deste vínculo. Outra conclusão demonstra que apenas 32% dos inquiridos são sócios do clube que apoiam e que, mesmo adeptos com elevado interesse, 51% não são associados ao clube.

Com a mudança dos hábitos de consumo e a diversificação das fontes de informação às quais os adeptos têm acesso e acompanham os clubes, nota-se que as redes sociais, sobretudo o Instagram, são uma plataforma onde os adeptos encontram informação. Em termos de experiência, apenas 25% frequentam com regularidade estádios e, em relação à amostra de elevado interesse pelos clubes, a margem já é de 39%.

O acesso a canais pagos para assistir a jogos também é assinalável, sendo que 47% dos adeptos que acompanham a equipa principal fazem-no através de subscrição de canais.

No que diz respeito ao nível de interesse Clubes, regista-se uma taxa elevada nos jovens, visto que 54% dos inquiridos com interesse elevado têm entre 18 e 34 anos. As mulheres também estão cada vez mais interessadas nos Clubes. De acordo com o estudo, 41% da amostra com interesse no Clube é feminina.

Barómetro do IPAM e da Universidade Europeia revela que profissionais do Turismo estão otimistas com 2024
12 julho 2024
Ler mais
Estudantes do IPAM Lisboa recebem prémios da Academia Grace
20 junho 2024
Ler mais

Share

Lisboa: +351 210 205 702Porto +351 220 280 502Online: +351 210 205 702