Primeira competição de marketing online lançada pelo IPAM com sucesso internacional

Duas equipas brasileiras “Oh my Goldness!” e “Nicolau & Halbout” venceram o 1º e o 2º lugar, respetivamente, da iniciativa “The Marketing Game” lançado pelo IPAM. O 3º lugar do pódio foi ocupado pela equipa “High Achievement” da Escola Secundária Dr. Manuel Laranjeira, em Espinho. 
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Primeira competição de marketing online lançada pelo IPAM com sucesso internacional

8 julho 2020

Duas equipas brasileiras “Oh my Goldness!” e “Nicolau & Halbout” venceram o 1º e o 2º lugar, respetivamente, da iniciativa “The Marketing Game” lançado pelo IPAM. O 3º lugar do pódio foi ocupado pela equipa “High Achievement” da Escola Secundária Dr. Manuel Laranjeira, em Espinho. 

Mais de 450 alunos do secundário aceitaram o desafio e durante dois meses ultrapassaram com muito sucesso diversas etapas, transpondo as diversas fases da competição.
Beatriz Figueiredo Alves, da equipa vencedora, considerou a competição “muito desafiadora e excedeu o que esperávamos. Foi imprescindível o trabalho em equipa”. Enquanto Maria Fernanda da Costa representante da equipa posicionada em segundo lugar, afirmou “Ficámos muito felizes. Foi uma experiência muito divertida, mas deu trabalho. Estamos muito felizes com os resultados.”

Leonor Marques Rodrigues, da equipa premiada em terceiro lugar, defendeu “explorámos um novo mundo, o marketing e tudo o que envolve. Só podemos agradecer a oportunidade que nos foi dada. Foi uma experiência nova, reforçou os nossos laços de amizade e manteve-nos ativos durante os meses que estivemos em isolamento”.
“A adesão e participação foi muito positiva, tanto a nível nacional como internacional, com especial enfoque junto da comunidade de países de língua oficial portuguesa. Os resultados foram extremamente interessantes, tendo os alunos do secundário (10º, 11º e 12º anos) desempenhado com enorme empenho e inovação a função de verdadeiros profissionais e marketers, cumprindo a responsabilidade de gestão de uma empresa, dirigida em concorrência com outras equipas participantes, num cenário de simulação de um mercado real.” considera Carlos Sá, Diretor do The Marketing Game.

“The Marketing Game” foi a reedição da primeira grande competição de marketing online de Portugal, que se distinguiu como uma alternativa gratuita de aprendizagem através de um jogo que concilia formação, desafio e entretenimento, pertinente no atual cenário do isolamento social e de aprendizagem em casa.

No Marketing Game os competidores assumiram o perfil de uma empresa e, em função da tomada de decisão, assim se posicionaram no mercado. As três equipas vencedoras destacaram-se na competição, por terem tomado as melhoras decisões e conseguido angariar o maior número de ações e por conseguinte a maior quota de mercado.

A equipa “Oh my Goldness!” destacou-se e venceu o desafio. Composta por dois alunos brasileiros do Colégio PH, do Rio de Janeiro, nomeadamente Beatriz Figueiredo Alves e Rafael Paladini Meirelles. O segundo lugar também foi atribuído a uma equipa brasileira, designadamente a Maria Fernanda da Costa Halbout Carrão e Sarah Santos Nicolau que formaram a equipa “Nicolau & Halbout, do Colégio PH, do Rio de Janeiro. Três alunos portugueses da Escola Secundária Dr. Manuel Laranjeira distinguiram-se em 3º lugar. A equipa “High Achievement” foi formada por Leonor Marques Rodrigues, João Ricardo Oliveira Reis e Rodrigo Miguel de Couto Teixeira.

Alunos de vários pontos do mundo integraram o Marketing nas suas vidas e participaram no desafio que decorreu durante dois meses, aplicando conhecimentos teóricos, mas também intuitivos com foco no Marketing, desenvolvendo competências de responsabilidade em situações de risco e vivenciando a importância, o valor e o impacto das decisões no sucesso da atividade de Marketing.

«“The Marketing Game” é um desafio muito completo e essa é a base do seu sucesso. É um jogo que vai muito além da conceptualização do Marketing, pois desafia os alunos do secundário a desenvolverem competências através de um jogo, permitindo que participem de forma ativa das mudanças que estão a acontecer impulsionadas por esta área.» conclui Carlos Sá, Diretor da Competição.

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