O que é o Trade Marketing?
30 agosto 2024
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O marketing manager é o responsável por conectar a marca com os seus consumidores. É o líder empresarial que analisa as tendências de mercado e utiliza essa informação para desenvolver estratégias de notoriedade e venda.
No ambiente digital, a gestão baseada em dados está a marcar o futuro do marketing. Formações como o Curso em Business Intelligence, o Curso em Análise Web e os cursos online da Universidade Europeia permitem aos profissionais de marketing estarem atualizados e manterem a relevância das suas marcas.
As Pós-Graduação Online em Data Science Applied to Marketing e Marketing Research, Insights e CRM e em regime blended, a Pós-graduação em Marketing Research & Analytics Porto, Pós-graduação em Inteligência Artificial no Marketing Porto e em Lisboa, e também o Curso de Especialização em Aquisição e Gestão de Tráfego em Lisboa e no Porto.
O marketing manager é responsável pela criação e implementação das estratégias de marketing de uma empresa com o objetivo principal de aumentar a visibilidade da marca, atraindo e retendo clientes, impulsionando as vendas e o crescimento do negócio.
Para se tornar marketing manager, é necessária uma combinação de formação académica, experiência profissional e competências específicas.
Embora se recomende uma em Marketing, como o Grau online em Marketing da Universidade Europeia, existem outras formações universitárias que podem servir de base. A formação em gestão de empresas, como o nosso Grau em ADE online, proporciona uma compreensão abrangente dos aspetos comerciais e estratégicos. Por outro lado, os estudos em comunicação também são benéficos para funções relacionadas com relações públicas e branding.
Para além do grau, é recomendada formação em áreas técnicas mais específicas do marketing. Este tipo de conhecimentos pode ser adquirido em pós-graduações especializadas, como o Mestrado em Marketing online da Universidade Europeia, que aprofunda em aspetos como SEO, SEM, marketing em redes sociais, email marketing e análise de dados. Também se adquire competência no uso de ferramentas de marketing e análise, como Google Analytics, HubSpot, Hootsuite e software de automação de marketing.
Um bom marketing manager deve ser capaz de usar a sua criatividade para desenvolver soluções inovadoras e o seu critério analítico para tomar decisões informadas. Entre as competências interpessoais que deve desenvolver destacam-se as habilidades de comunicação e negociação, a capacidade de trabalhar em equipa e a de liderar equipas multidisciplinares.
Para aceder a um papel de liderança em marketing, é importante começar a trabalhar em planeamento de campanhas, criação de conteúdo e gestão de projetos. Também é relevante ter participado em vários projetos que abrangem diferentes aspetos do marketing. A construção de uma rede de contactos através de fóruns e eventos é fundamental para o sucesso nesta profissão.
Estas ferramentas permitem ao marketing manager planear, executar e medir a eficácia das suas estratégias de forma eficiente.
O marketing está em constante evolução devido aos avanços tecnológicos e às mudanças no comportamento dos consumidores. As tendências atuais centram-se na personalização de produtos e estratégias, e na tomada de decisões baseadas em dados. Isto implica o uso de ferramentas sofisticadas de análise e automação que utilizam IA e aprendizagem automática. O papel da IA no marketing que, começa a ter cada vez mais destaque neste tipo de profissões.
Este panorama apresenta dois principais desafios para os gestores de marketing: a necessidade de se manterem atualizados em tecnologias emergentes e o desafio ético e legal que implica a disjuntiva personalização/privacidade.
As saídas profissionais no marketing são muito diversificadas. Os especialistas podem progredir até diretor de marketing (CMO) ou especializar-se em marketing digital, marketing de conteúdos ou marketing de produto. Outras áreas corporativas interessantes incluem as relações públicas, gestão de marca, comunicação corporativa, vendas e desenvolvimento de negócio.
Os gestores de marketing também podem desenvolver a sua carreira em consultoras ou agências, liderando projetos para múltiplos clientes. Um marketing manager com experiência e uma rede de contactos sólida pode também iniciar o seu próprio negócio ou dedicar-se ao ensino.