Pós-Graduação
Marketing Research & Analytics - Lisboa

Programa que aprofunda o tema do uso de dados para orientar as estratégias de marketing com foco em três grandes eixos: Marketing Research, Intelligence e Visualization, e Analytics.

  • Pós Graduações Lisboa
  • Marketing Research & Analytics - Lisboa
ApresentaçãoSaídas profissionaisPlano de estudosCorpo docenteAdmissões

Pós-Graduação em Marketing Research & Analytics, Lisboa

Programa Blended - Aulas presenciais e online, com até 20% do programa em formato live online.

O marketing orientado a dados tornou-se essencial para a criação de valor e o sucesso das organizações. 

A Pós-Graduação em Marketing Research & Analytics capacita os profissionais para compreender, prever e atuar sobre o comportamento do consumidor, otimizando campanhas de marketing. Focada em Marketing Research, Business Intelligence e Análise de Dados, esta formação fornece ferramentas práticas para tomar decisões estratégicas baseadas em insights, aumentando a eficiência e a competitividade das empresas.

Os alunos exploram modelos, técnicas e métodos de análise de dados para obter conhecimento estratégico valioso. O corpo docente, composto por especialistas reconhecidos, oferece uma formação prática e aplicável, preparando os profissionais para liderar projetos de data-driven marketing, transformando insights em vantagens competitivas

Início2025
Duração10 Meses
HorárioPós-Laboral | 2 vezes por semana
IdiomaPortuguês

Pedido de Informações

Preencha o formulário com os seus dados para solicitar informações

Portugal
Autorizo que os dados aqui recolhidos sejam utilizados, de acordo com a   política de privacidade da ENSILIS, para ser contactado para saber mais sobre os produtos, serviços e eventos da universidade, via email, apps de messaging, telefone ou SMS. Ao clicar e prosseguir declaro ter 16 anos ou mais.

Porquê a Pós-Graduação em Marketing Research & Analytics?

Objetivos

Apresentar os principais conceitos e ferramentas relacionados com a área de Business Intelligence e Analytics.
Proporcionar a reflexão sobre a governação de dados, as questões éticas e a privacidade.
Desenvolver um olhar inovador e aplicado com relação ao marketing orientado por dados e desenvolver competências aplicadas ao marketing research.

Razões para especializar-se em Marketing Research & Analytics

Destinatários

Executivos que pretendam adquirir, atualizar ou aprofundar conhecimentos em BI e Analytics

  • Profissionais em cargos de Gestão
  • Profissionais de Marketing
  • Profissionais de IT que atuem em interface com a área de Marketing e BI nas empresas
  • Profissionais de Vendas ou Marketing que pretendam aprofundar sua visão de Marketing Digital orientado por dados
  • Pessoas que pretendam fazer uma reconversão de carreira
  • Desenvolvimento de carreira numa das áreas de vanguarda e com maior crescimento atual e futuro no marketing.

Saídas profissionais

  • Market Data Analyst
  • Especialista em Business Intelligence
  • Analytics Project Manager
  • Business Intelligence Manager
  • Marketing Analytics Decisors
  • Gestores.

Certificação

Os programas de Formação Executiva do IPAM são certificados pela Associação Portuguesa de Profissionais de Marketing [APPM].

Plano de estudos

Estructura do plano de estudos

UNIDADE CURRICULARDOCENTE
1º Módulo | Marketing Research & DesignSimoni Rohden 
2º Módulo | Applied Projects in Customer InsightsLélis B. Espartel
3º Módulo | Seminário Orador Convidado 
4º Módulo | Introdução Marketing Data Driven Luís Bettencourt Moniz
5º Módulo | Governação de dados, qualidade e riscosJosé Carlos Teixeira
6º Módulo | Métricas e PerformanceLuís Bettencourt Moniz
7º Módulo | From BI to Data Visualization: hands on Microsoft Power BIPedro Martins
8º Módulo | SeminárioOrador Convidado
9º Módulo | Laboratório de Marketing AnalyticsJoão Boavida
10º Módulo | Inteligência Artificial em MarketingJorge Amorim
11º Módulo | SeminárioOrador Convidado
12º Módulo | Tendências do ConsumidorRicardo Tomé
13º Módulo | Mundo e Pensamento GlobalLuís Vaz Santos
14º Módulo | Ética e PrivacidadeAna Portal

Corpo docente

Conheça os Coordenadores, Professor Luís Bettencourt Moniz e o Professor Rodrigo Ribeiro Coimbra e o Corpo Docente da Pós Graduação em Marketing Research & Analytics:
Luís Bettencourt Moniz
Responsável de Marketing do SAS Portugal e Vice-Presidente da DSPA
Rodrigo Ribeiro Coimbra
Jorge Cunha
José Carlos Teixeira
José Teixeira
Luís Vaz Santos
Pedro Martins
Ricardo Tomé
Diretor Coordenador - Media Capital Digital/TVI
Ana Portal
João Boavida
Jorge Amorim
Jorge Amorim
Co-criador e CEO na Hikari
lelis-balestrin-espartel
Lélis Espartel

Admissões

Os candidatos interessados em ingressar no IPAM poderão formalizar a sua candidatura ao longo de todo o ano.

O processo de candidatura está sujeito às vagas existentes e à adequação do perfil do candidato ao ciclo de estudos de interesse.

Para dar início ao processo de admissão, o candidato deverá seguir estes 3 passos:

Cursos relacionados

Pós-Graduação em Gestão de Marketing - Lisboa

Formação que prepara profissionais para gerir a função de Marketing num contexto 5.0, isto é, interativo, digital, customer centric e relacional com múltiplos stakeholders.

Outubro 2024

Blended

10 meses

Português

Pós-Graduação em Marketing Digital - Online

Esta Pós-Graduação reúne um conjunto de especialistas que diariamente estão no mercado, utilizando estes novos meios digitais, o que lhes permite partilhar as melhores práticas em cada momento.

Dezembro 2024

Online

10 meses

31 ECTS

Lisboa: +351 210 205 702Porto +351 220 280 502Online: +351 210 205 702