Estudo de Natal do IPAM com destaque em todas as televisões nacionais e nos principais meios de comunicação social portugueses
12 janeiro 2024
A professora Mafalda Ferreira, mentora e porta-voz do estudo, emergiu como figura central nas entrevistas e reportagens.

A 15ª edição do estudo ‘Compras de Natal’, realizado pelo IPAM, que analisa os hábitos dos portugueses na quadra festiva do final de ano, mereceu o destaque de vários meios de comunicação social portugueses, inclusivé das maiores emissoras televisivas nacionais, nomeadamente a RTP, Sic, TVI e Porto Canal.

A professora Mafalda Ferreira, mentora e porta-voz do estudo, emergiu como figura central nas entrevistas e reportagens, apresentando os resultados e insights obtidos durante a pesquisa.

O Estudo, que já tem vindo a ser uma aposta do IPAM todos os anos, concluiu que os portugueses tinham como previsto gastar, em média, 356€ em compras de Natal, um valor que reflete uma diminuição de 5,5% face ao ano anterior (377€). A instabilidade económica tem um impacto claro no comportamento dos consumidores com 60% a afirmar que iria gastar menos do que no ano passado, enquanto que 27% estimava gastar o mesmo.

Realizado entre os dias 26 de novembro e 11 de dezembro de 2023 em Portugal Continental, o estudo do IPAM mostra oscilações significativas desde 2021 quando os portugueses estimavam gastaram 398€, o 2º valor mais elevado desde o início deste estudo em 2009. Em 2022 verificou-se uma previsão de descida (menos 5,2% face a 2021), reforçada em 2023 (menos 5,5% face a 2022).

IPAM desafia alunos a viverem o dia a dia da gestão do Marketing de uma empresa através de competição online
1 fevereiro 2024
Ler mais
Pós-graduação em Marketing Digital atingirá a 100.ª edição este ano
8 fevereiro 2024
Ler mais
Share
Lisboa: +351 210 205 702Porto +351 220 280 502Online: +351 210 205 702