Estudo de Natal do IPAM com destaque em todas as televisões nacionais e nos principais meios de comunicação social portugueses

12 janeiro 2024

A professora Mafalda Ferreira, mentora e porta-voz do estudo, emergiu como figura central nas entrevistas e reportagens.

A 15ª edição do estudo ‘Compras de Natal’, realizado pelo IPAM, que analisa os hábitos dos portugueses na quadra festiva do final de ano, mereceu o destaque de vários meios de comunicação social portugueses, inclusivé das maiores emissoras televisivas nacionais, nomeadamente a RTP, Sic, TVI e Porto Canal.

A professora Mafalda Ferreira, mentora e porta-voz do estudo, emergiu como figura central nas entrevistas e reportagens, apresentando os resultados e insights obtidos durante a pesquisa.

O Estudo, que já tem vindo a ser uma aposta do IPAM todos os anos, concluiu que os portugueses tinham como previsto gastar, em média, 356€ em compras de Natal, um valor que reflete uma diminuição de 5,5% face ao ano anterior (377€). A instabilidade económica tem um impacto claro no comportamento dos consumidores com 60% a afirmar que iria gastar menos do que no ano passado, enquanto que 27% estimava gastar o mesmo.

Realizado entre os dias 26 de novembro e 11 de dezembro de 2023 em Portugal Continental, o estudo do IPAM mostra oscilações significativas desde 2021 quando os portugueses estimavam gastaram 398€, o 2º valor mais elevado desde o início deste estudo em 2009. Em 2022 verificou-se uma previsão de descida (menos 5,2% face a 2021), reforçada em 2023 (menos 5,5% face a 2022).

Barómetro do IPAM e da Universidade Europeia revela que profissionais do Turismo estão otimistas com 2024
12 julho 2024
Ler mais
Estudantes do IPAM Lisboa recebem prémios da Academia Grace
20 junho 2024
Ler mais

Share

Lisboa: +351 210 205 702Porto +351 220 280 502Online: +351 210 205 702