IPAM e FOXP2 analisam a performance dos candidatos políticos nas redes sociais
7 março 2021
• Plataforma FOXP2 faz uma análise de conteúdos, online, baseada em algoritmos, machine learning e NLP. Alunos do IPAM ajudam a perceber que líderes e partidos políticos mais se destacam nas redes sociais.

Além das análises, rankings e métricas que têm surgido nos últimos tempos, existe mais uma ferramenta útil, que permite analisar a performance dos vários partidos políticos, nas redes sociais. Luís Bettencourt Moniz, Coordenador da Pós-Graduação em Data Science Applied to Marketing e docente da PG de Marketing Político do IPAM e João Andrade Costa, Co-founder e e docente de Marketing Político, lançaram a plataforma FOXP2, em conjunto com um grupo de profissionais da área da Data Science, Intelligence, Marketing Analítico e Sistemas de Informação, com o objetivo de modelar, medir, analisar dados públicos, de forma a produzir informação que transforme positivamente a realidade nacional.

Para analisar os líderes e partidos políticos com maior performance para as eleições de 10 de março, nas redes sociais, os alunos do IPAM, sobretudo das Pós-Graduação de Marketing Político e Pós-Graduação Marketing Research, Intelligence and Analitics, têm efetuado trabalhos de análise sobre os indicadores e propostas de otimização da performance. Desenvolvem métricas e indicadores para medir e analisar o valor dos dados e da informação em ecossistemas digitais e constroem modelos de medição, análise e previsão de dados públicos.

Pegada digital dos candidatos

Esta análise é composta e ponderada em 3 dimensões: seguidores, engagement (envolvimento) e produção de conteúdos nas 4 principais redes sociais (Facebook, Instagram, X/Twitter e TikTok).

De um modo geral, e para todas as redes sociais, percebe-se, que em termos de taxa de engagement, a métrica mais importante, André Ventura, é o líder com melhor performance 25,5% , seguido de Luís Montenegro (19,9%), Pedro Nuno Santos (17,4%), Mariana Mortágua (11,8%), Rui Tavares (11,4%), Inês de Sousa Real (11,2%) e Rui Rocha com 2,6%.

No entanto, quando comparado o total de seguidores dos líderes partidários com a inclusão do Tik Tok, André Ventura dispara para o primeiro lugar com mais de 1 milhão de seguidores (1.020.376) muito acima do segundo mais seguido, que é Rui Tavares , com 147.498 seguidores. Logo a seguir surge Mariana Mortágua com 136.374 seguidores e mais abaixo com alguma diferença temos Pedro Nuno Santos com 66.409, Luís Montenegro com 50.098, Inês Sousa Real com 30.901 e em último lugar, Rui Rocha com apenas 28.434 seguidores.

Contudo, quando se analisa o engagement relativo, a AD destaca-se bastante com 262,58% contra o Chega que se encontra em segundo lugar com 56,74%. Quando falamos de engagement absoluto, que analisa as interações totais, o Chega volta a destacar-se com 435.970 a grande distância da AD que em segundo lugar tem 141.961 e em último a CDU com apenas 13.409. O líder do PCP, Paulo Raimundo, não utiliza redes sociais e por esse motivo não se encontra mencionado nesta análise.

«Com esta plataforma, procuramos ajudar os portugueses a terem uma perceção de como os candidatos políticos agem nas redes sociais. Através de indicadores e métricas de performance nas redes sociais, para a política, esta plataforma fornece uma análise de conteúdo baseada em algoritmos de machine learning e Natural Language Processing (NLP). Na política esta funcionalidade permite obter de forma automática os eixos de comunicação, as palavras mais usadas, agrupamento de palavras, entidades, entre outras. Desta forma torna-se mais fácil conhecermos melhor os políticos e as suas mensagens”, salienta Luís Bettencourt Moniz.

Para além dos indicadores das legislativas, a foxp2.pt disponibiliza todos os meses, desde 2019, os indicadores dos partidos políticos portugueses.

Estudantes do IPAM Lisboa são finalistas no L’Oréal Brandstorm
15 abril 2024
Ler mais
Taxa de empregabilidade do IPAM Lisboa e Porto é de 95%
13 março 2024
Ler mais
Share

Title

Lorem Ipsum

Title

Lorem Ipsum

Lisboa: +351 210 205 702Porto +351 220 280 502Online: +351 210 205 702