O seminário tem como objectivo abordar os estudos de mercado sob o ponto de vista dos 4 principais intervenientes: a empresa de research, o cliente que quer o estudo, a equipa de campo, e o público-alvo do estudo. Todos os 4 intervenientes exigem de um estudo de mercado características e aspetos muito distintos que têm de ser devidamente compreendidos, assimilados e coordenados pela empresa de research. Serão ainda abordados os “Must be” e os “Don´t” das principais metodologias (presencial, telefónico e online), com o recurso a casos reais.
**
José Machado** é Licenciado em economia, mestre em Marketing e Doutorado em Ciências Empresariais, José Machado iniciou a sua atividade na área do controlo de gestão e financeiro. Trabalhou em diversos setores de atividade destacando-se os setores competitivos da indústria médica, automóvel, robótica e ensino superior. Com experiência como consultor de diversas empresas nas áreas da gestão e do marketing, liderou diversos projetos empresariais ao nível da criação de empresas, consultoria de marketing, elaboração de estudos de mercado, planos de internacionalização e implementação de Balanced Scorecard. Atualmente, é consultor independente, docente universitário e sócio da ControlPlan Consulting.