Pós-Graduação Online
Data Science Applied to Marketing

13ª edição: Transforme dados em decisões. Domine a ciência de dados para potenciar estratégias de Marketing.

Online
  • Pós-Graduações Online
  • Data Science Applied to Marketing
ApresentaçãoPlano de estudosSaídas profissionaisCorpo docenteMetodologia OnlineAdmissões

Pós-Graduação em Data Science Applied to Marketing - Online

Num mundo em que os dados são o novo motor do marketing, este curso de Data Science para Marketing prepara-o para dominar as ferramentas, técnicas e estratégias que transformam informação em decisões com impacto. Com uma abordagem prática e acessível, irá explorar a aplicação da inteligência artificial, machine learning, modelos de atribuição e outras metodologias analíticas para compreender o comportamento dos consumidores, optimizar campanhas e aumentar o retorno das acções de marketing. 

Desenvolverá competências para recolher, integrar e visualizar informação em ambiente de Big Data, avaliar e prever o desempenho de produtos e canais, e utilizar as principais ferramentas do mercado — com acesso a certificações reconhecidas, como as do SAS e da Data Science Portuguese Association.  

Este curso, com ​mais de 13 edições, é reconhecido como uma das principais formações para quem deseja destacar-se em Data Science aplicada ao marketing e coloca-o na linha da frente, pronto para responder aos novos desafios do sector e liderar com base em dados.

Início

Maio 2025

Duração

10 meses

Horário

Pós-Laboral | 1 vez por semana

Idioma

Português

Pedido de Informações

Preencha o formulário com os seus dados para solicitar informações

Portugal
Autorizo que os dados aqui recolhidos sejam utilizados, de acordo com a   política de privacidade da ENSILIS, para ser contactado para saber mais sobre os produtos, serviços e eventos da universidade, via email, apps de messaging, telefone ou SMS. Ao clicar e prosseguir declaro ter 16 anos ou mais.

Porquê a Pós-Graduação Online em Data Science Applied to Marketing?

Objetivos

  • Planear e liderar eficazmente processos utilização de Data Science em Marketing;
  • Incrementar a análise de dados em benefício da estratégia de marketing;
  • Perceber o comportamento dos clientes e produtos nos diferentes canais e segmentos;
  • Identificar e utilizar as principais ferramentas analíticas e de data science aplicadas ao marketing;
  • Integrar, disponibilizar e visualizar informação para o marketing em ambiente de Big Data;
  • Interpretar o impacto e optimizar as acções de marketing à luz da dimensão analítica;
  • Adaptar processos e métodos para aumentar a eficiência do marketing com Data Science.
Senhora a trabalhar no portátil com uma folha de papel nas mãos

A quem se destina a Pós-Graduação 100% Online em Data Science Applied to Marketing?

Este curso é direcionado a profissionais de diversas áreas do marketing, como Marketing Analítico, Estratégico, Relacional, Digital, Social Media, Gestão de Produto e Canal, Experiência e Relacionamento com Clientes, bem como Analistas de Marketing e de Negócio. Também é ideal para profissionais de Sistemas de Informação, Análise de Dados, Gestão e Vendas, e para todos aqueles que desejam adquirir competências especializadas em Data Science aplicada ao marketing.

De acordo com estudos realizados pelas principais consultoras do mercado, a área de Data Science aplicada ao marketing é uma das que mais crescerá nos próximos anos, tornando este curso uma oportunidade única para se posicionar à frente das tendências do setor.

Plano de estudos

Estrutura do plano de estudos

UNIDADES CURRICULARESDOCENTES
Relação e Centralidade com o Cliente João Filipe Torneiro
Governo de Dados, Qualidade e RiscosJoão Carlos Teixeira
Marketing Research & Performance Leonor Nicolau e Luís Moniz
Reporting, BI & Data Visualization Pedro Assude e Adelaide Leitão
Customer Analytics, Segmentação e ProfilingRicardo Galante e Susana Almeida
Digital Marketing AnalyticsJorge Cunha
Análise de redes e de sentimento em MarketingNuno Araújo
Visão Global e Conceitos de Marketing Analytics, Machine Learning & ForecastCarla Tempera e Ricardo Galante
Inteligência Artificial Aplicada ao MarketingJorge Amorim e Inês Antas de Barros

Parceiros

Programa em parceira com:
Logótipo SAS 
Logótipo DSPA
Logótipo Microsoft

Certificação

Os programas de Formação Executiva do IPAM são certificados pela Associação Portuguesa de Profissionais de Marketing [APPM].
Selo APPM

Saídas profissionais

A Pós-Graduação em Data Science Applied to Marketing abre portas para uma carreira de excelência numa das áreas mais inovadoras e com maior crescimento no setor. Os profissionais formados neste curso estarão preparados para:
Ícone de prancheta
Liderar a transformação digital no marketing, integrando Data Science para otimizar campanhas e melhorar a experiência do consumidor.
Ícone de gráfico
Tomar decisões estratégicas baseadas em dados, analisando informação crítica para maximizar o Marketing Return On Investment (MROI).
Ícone de lâmpada
Desenvolver estratégias personalizadas, segmentando públicos e prevendo comportamentos para potenciar o impacto das ações de marketing.
Ícone de troféu
Criar vantagem competitiva para as empresas, aplicando técnicas avançadas de análise de dados e inteligência artificial ao planeamento de negócios.
Ícone de pasta
Diferenciar-se no mercado de trabalho, adquirindo competências analíticas essenciais para cargos estratégicos em marketing, consultoria e business intelligence.

Testemunhos

Corpo docente

Conheça o Diretor, Professor Luís Bettencourt Moniz e o corpo docente da Pós-Graduação em Data Science Applied to Marketing:
Luís Moniz
FOXP2​
João Filipe Torneiro
José Carlos Teixeira
Leonor Nicolau
Pedro Assude
Adelaide Leitão
Ricardo Galante
Susana Almeida
Susana Almeida
Jorge Cunha
Digital Marketing Analyst – IT Tech BuZ​
Nuno Araújo
Carla Tempera
Jorge Amorim
Jorge Amorim
Co-criador e CEO na Hikari
Inês Antas de Barros

Metodologia Online

Flexibilidade

Aulas 100% Online em direto que ficarão gravadas e sempre disponíveis para que possa assistir quando e onde quiser.

Para si

Contará com o apoio dos nossos professores especializados que o irão ajudar na sua aprendizagem, bem como um gestor académico que o irá acompanhar e orientar durante o seu percurso académico.

Aprendizagem experiencial

Realização de projetos aplicados com casos de estudo reais e ambientes simulados, para que possa liderar os desafios da sua profissão.

Admissões e candidaturas

Os candidatos interessados em ingressar no IPAM poderão formalizar a sua candidatura ao longo de todo o ano.

O processo de candidatura está sujeito às vagas existentes e à adequação do perfil do candidato ao ciclo de estudos de interesse.

Para dar início processo de admissão online, o candidato deverá seguir estes 3 passos:

Cursos relacionados

Pós-Graduação em Marketing and Business Technologies - Online

Aprenda como a tecnologia pode otimizar a experiência dos seus clientes e explore ferramentas como a inteligência artificial, cloud computing, IoT, 5G e big data para transformar as estratégias de marketing e gerar negócio.

Outubro 2025
Online
9 meses
30 ECTS
Português
Pós-Graduação em Marketing - Online

Aprenda a desenvolver um plano de marketing e a colocar o cliente no centro das suas estratégias. Com foco no contexto marketing 5.0 nesta formação são abordadas temáticas como o posicionamento, o branding, as vendas e as métricas de marketing.

Junho 2025
Online
9 meses
15 ECTS
Português
Lisboa: +351 210 205 702Porto +351 220 280 502Online: +351 210 205 702