Cerca de 300 estudantes do IPAM pelos estádios portugueses para elaborar estudo com a Liga Portugal
6 dezembro 2023
Depois de um ano positivo para o IPAM e para a Liga Portugal, as duas instituições reforçam a parceria pelo segundo ano consecutivo no projeto “Barómetro e Observatório”.

O acordo consiste na elaboração devários estudos por parte de equipas do IPAM, formadas por estudantes e professores.

Neste ano letivo de 2023/2024, IPAM e Liga Portugal planearam quatro estudos. O primeiro tem como objetivo traçar o perfil do adepto português. Entre eles há dois tipos: os que vão ao estádio e os que não vão ao estádio. Assim, cerca de 300 estudantes da escola de Marketing e Business estiveram pelos estádios do país a recolher informações através de inquéritos ao público.

Tal como no ano passado, o IPAM e a Liga Portugal preocupam-se em conhecer melhor o adepto português. O estudo desde ano letivo é o quarto nesta área. Em 2022, as equipas de investigação realizaram um estudo com o tema “Formas de interação com o seu clube”. Em 2023, referente ao ano letivo passado, IPAM e Liga Portugal executaram dois estudos: “Futebol brand health”, que tinha como objetivo compreender a opinião e o consumo dos adeptos de futebol em estádio e à distância; e ainda o “Estudo sobre adeptos que vão ao estádio esporadicamente”.

O segundo projeto de investigação de 2023/2024 será uma análise à indústria dos e-sports em Portugal. As equipas do IPAM vão entrar no mundo mais digital do desporto e procurar entender a tendência e o tamanho desta indústria, com a ajuda da comparação com outras ligas. Além disso, estudantes e professores vão traçar o perfil do adepto e simpatizante de e-sports.

O terceiro estudo do Barómetro e Observatório da Liga Portugal será para consulta do próprio organismo que rege o futebol nacional. O IPAM irá analisar o impacto social dos projetos e campanhas da Liga Portugal e de outras sociedades desportivas, através da investigação de vários projetos desenvolvidos pelas várias entidades ligadas ao desporto nas mais variadas áreas de responsabilidade social, como diversidade e inclusão, saúde, ambiente e outras.

O quarto estudo da parceria entre o IPAM e a Liga Portugal será focado na Taça da Liga. O organismo do futebol quer ter conhecimentos mais aprofundados quanto ao impacto social e económico da Taça da Liga para a cidade anfitriã e respetivos adeptos. Será também um projeto para consumo interno.

O acordo entre IPAM e Liga Portugal é uma forma de colocar os estudantes e docentes em contacto com a realidade do desporto, mas também do mundo do marketing e dos negócios em Portugal. O futebol é uma das maiores indústrias do mundo e, por isso, torna-se um excelente objeto de estudo para os estudantes e, também, para os docentes.

Estudantes do IPAM Lisboa são finalistas no L’Oréal Brandstorm
15 abril 2024
Ler mais
Taxa de empregabilidade do IPAM Lisboa e Porto é de 95%
13 março 2024
Ler mais
Share
Lisboa: +351 210 205 702Porto +351 220 280 502Online: +351 210 205 702