INFO
  ADMISSÕES
1.png

     O IPAM Porto associa-se ao IADE para apresentar a Pós-Graduação em Branding, com o intuito de alinhar  o ADN destas duas instituições de prestígio nas suas áreas de atuação: o IPAM, no que toca a sua experiência e conhecimento inquestionáveis em Marketing e Estratégia  e o IADE, com uma sólida e reconhecida experiência no  ensino da Criatividade.

     

    Este programa surge em resposta à premente necessidade do mercado para a existência de uma formação especializada e atualizada que permita a aquisição de competências aplicadas na criação, ativação e gestão de Marcas, assente nas melhores práticas do mercado e lecionada por um corpo docente com experiência comprovada na área.


    Assegura, desta forma, aos seus participantes, por um lado, um background teórico  e, por outro lado,  a sua aplicação na prática através da realização de projetos aplicados via o estabelecimento de protocolos com empresas e com profissionais de referência na área de branding e direção de arte.

     

    Trata-se de ambiente inovador onde o Marketing e a Criatividade trabalham em estreita colaboração para o sucesso das áreas associadas ao Branding.

    Joana Dia e Ricardo Mena

    Coordenação do Curso

    Joana Dias e Ricardo Mena
    Campus Porto
    horário Pós-laboral
    Duração 10 meses
    Início Outubro de 2020

    PARCEIRO

    UPTEC-1
     

    Principais Benefícios

    • Metodologia PBL (Project Based-Learning), num ambiente desafiante, de aplicação prática e de partilha de uma nova visão sobre a importância e o valor de construção de marcas bem definidas e fortemente diferenciadas.

    • Possibilidade de criação de portfólio com apresentação em formato Pitch a profissionais e empresas selecionadas, possibilitando aos estudantes o desenvolvimento e posicionamento do seu trabalho.

    • Corpo docente composto por um conjunto de especialistas com posições de destaque no mercado.

    • Possibilidade de estabelecer contacto com várias empresas da área do Marketing e da Publicidade.

    • Possibilidade de aprender técnicas relacionadas com a utilização do marketing e do branding na construção de negócios fortes, únicos e inovadores.

    • Possibilidade de contactar com as metodologias mais atualizadas sobre criação gestão, sustentabilidade e diferenciação de marcas em ambiente competitivo.

    • Oportunidade de perceber como implementar um programa de criação ou revisão de marca.

    • Possiblidade de perceber de que forma uma marca poderá ser inovadora, diferenciadora e com uma proposta de valor única.

    Destinatários

    • Especialistas e gestores de nível médio e superior, das áreas funcionais ligadas ao marketing e à comunicação;
    • Profissionais das áreas de gestão, economia, recursos humanos, marketing, design e multimédia (digital, som, imagem e fotografia);
    • Profissionais das áreas de comunicação social, jornalismo e outras ciências sociais;
    • Profissionais de empresas que, não possuindo formação específica assumem funções com atuação nas áreas de marketing;
    • Profissionais ou estudantes recém-licenciados que pretendam aprofundar os seus conhecimentos e, simultaneamente, desenvolver um portfólio com elementos diferenciadores e auditados pelo mercado;
    • Empresários, empreendedores e gestores em geral;
    • Gestores de Marketing, de Marca e/ou de Comunicação;
    • Estrategas, Designers e Accounts de agências de comunicação.

    Objetivos

    No final deste Programa os participantesserão capazes de dominar as técnicas mais recentes nas várias dimensões que tornam uma marca única e distintiva:
    • Gestão estratégica da marca;
    • Gestão da estratégia digital da marca;
    • Criação e desenvolvimento de Marcas;
    • Criação estética de peças offline e online;
    • Contexto das marcas em diversos canais;
    • Integração dos novos meios digitais na estratégia de branding;
    • Gestão da Marca Empregadora (Employer Branding).

     

     

    Módulo Introdutório

    MÓDULO INTRODUTÓRIO
    BRAND SUMMIT
    -

    Módulo I

     

    MÓDULO I -

    Strategic Marketing for Branding

    UNIDADES CURRICULARES DOCENTE
    Princípios de Branding Joana Dias (Coordenadora da PG em Branding, IADE e IPAM Porto)
    Análise e Diagnóstico da Marca Fernando Santos (Professor-Adjunto e Diretor do Mestrado Global em Marketing, IPAM Porto)
    Estratégia da Marca Ricardo Mena (Diretor, IPAM Porto)
    Plano Estratégico -
    Professional Webinar I Convidado - João Coelho (Head Strategist, Fuel)

     

    Módulo II

     

    MÓDULO II - Brand for Business
    UNIDADES CURRICULARES DOCENTE
    Construir marcas Paula Arriscado (Docente, IPAM Porto)
    Output Módulo II - Plano de Branding Interno  -
    Professional Seminar II Convidado - Jorge Freitas (CEO, Miligram Design)

     

    Módulo III

     

    MÓDULO III - Brand Creativity & Communication
    UNIDADES CURRICULARES DOCENTE
    Desenvolvimento da Marca Paulo Marcelo (Designer e Investigador do CIAUD)
    Publicidade e Transmedia Storytelling Rodrigo Morais (Coordenador do Mestrado em Design & Publicidade, IADE)
    Output Módulo III - Plano de Comunicação com Ativação de Peças -
    Professional Webinar III Convidados -Filipe Mesquita e Pedro Mesquita (This is Pacifica)

     

    Módulo IV

     

    MÓDULO IV - Digital Branding
    UNIDADES CURRICULARES DOCENTE
    Trends & Behaviours: Brand Persona e Buyer Persona João Pintado (Head of Digital & Communications, Pecol) 
    Ativação Digital da Marca João Miguel Lopes (Consultor em agências de Marketing e Comunicação e Formador)
    Estratégia digital e Web Analytics Ana Paula Cruz ( Profissional de Comunicação para organizações e marcas de consumo)
    Output Módulo IV - Plano de Estratégia Digital -
    Professional Webinar IV Convidado - Nino Carvalho (Consultor de Marketing digital)

     

    Módulo V

     

    Branding Final Pitch
    UNIDADES CURRICULARES DOCENTE
    Projeto final de curso Joana Dias e Ricardo Mena

    Galeria

    • galeria-1
    • galeria-2
    • galeria-3

    Próximos passos:

      Estou pronto para me candidatar  Preciso de mais  informações